O Instagram é a rede social que mais cresceu nos últimos tempos. Hoje já soma mais de 800 milhões de usuários ativos no mundo. E por que ela pode ser uma ótima aliada para você, fotógrafo? Basicamente, porque essa é uma rede social extremamente visual e inspiradora. Ela pode ajudar você a obter novos seguidores, aumentar sua visibilidade online e relevância.
Enquanto o Facebook apresenta um engajamento de 0.08%, o Instagram possui 4.21% !
Quer usar o Instagram como um canal de marketing e não sabe por onde começar? Seu sucesso vai depender de você promover o seu perfil de forma eficaz, por isso, separei os passos mais importantes que você deve seguir:
- Crie um perfil comercial
Se você já possui uma conta pessoal, não é necessário criar um novo perfil para empresas. Basta convertê-lo em um perfil de negócio. Isso é gratuito e também essencial, pois você obterá mais opções. A melhor coisa é que ele dá acesso a Insights – pós análise com várias estatísticas para medir o sucesso de suas postagens. Por exemplo, você verá:
- O número de vezes que sua postagem foi salva – Salvo
- O número total de vezes que a sua publicação foi vista – Impressões
- O número de pessoas únicas que viram sua postagem – Alcance
- O número de pessoas únicas que interagiram com sua postagem – Engajamento
DICA: a conta comercial também permite executar campanhas promocionais no Instagram – uma boa opção para obter seguidores no início. Um post promovido aparecerá nos feeds de do seu público-alvo.
- Crie uma boa bio
Use-a para fornecer a informação que seus visitantes precisarão ao procurar um fotógrafo. Por exemplo, inclua as áreas que você atende, mantenha as informações curtas e principalmente não esqueça dos detalhes mais importantes: sua cidade atual e o link para o seu site.
Para criar consistência, tente utilizar o mesmo nome e a mesma foto de perfil em todas as suas redes sociais.
DICA: você pode atualizar o link do perfil regularmente, com as últimas postagens do seu blog, por exemplo. Se ele parecer muito longo, use um encurtador de URL (como bit.ly ou Google URL Shortener)
- Construa uma audiência
O crescimento no Instagram é exponencial, o que significa que o mais difícil é começar seus primeiros seguidores. Quanto mais seguidores você tiver, mais fácil será adquirir novos. Para conseguir novos seguidores faça o caminho do engajamento:
- Interaja com um público-alvo semelhante ao seu: Embora nem sempre seja eficaz, esse método funciona bem com perfis com menos seguidores. Se você não está acostumado a receber centenas de assinantes novos todos os dias, você provavelmente notará um novo seguidor e os acompanhará como um agradecimento.
E, para não parecer spam, envolva-se com as contas que você segue – como comentar nas postagens dos seus seguidores, ou enviar uma mensagem direta para que ele conheça seu perfil e te siga de volta.
- Use hashtag: A melhor maneira de expor suas fotos para uma audiência maior é usar hashtags relevantes abaixo das fotos. Por que é eficaz? O uso de hashtags é o melhor caminho para que suas fotos sejam encontradas na pesquisa do Instagram. As pessoas que não conhecem você pessoalmente não vão parar em sua página por acidente. Eles são mais propensos a encontrar seu perfil ao procurar algo e esse é o poder de uma hashtag. Pense nela como um rótulo que diz o que a sua foto retrata. Por exemplo, alguém que procura um fotógrafo de casamento provavelmente procurará #weddingphotography, #weddingceremony, #weddingday e assim por diante. Use várias hashtags para atrair seu público-alvo!
DICA: Você pode usar até 30 hashtags em uma publicação, para não estragar a impressão de suas fotos, esconda suas hashtags no primeiro comentário. - Use localização: Mais uma forma das pessoas te encontrarem. Os usuários que planejam visitar um determinado lugar podem olhar através das fotos tiradas lá para ver o que procuram, esta é a sua chance de se destacar.
- Mantenha consistência e periodicidade
Tenha em mente que, quando você construir uma audiência, a maioria dela vai esperar que você se mantenha postando o mesmo tipo de imagens, então mantenha consistência em postar aquilo que seus seguidores esperam. Procure também postar fotos exclusivas que as pessoas não veriam em outros canais se não te seguisse no Instagram e, claro, com frequência. O ideal é postar todos os dias e testar os horários de publicação pra descobrir quais os melhores horários que a sua audiência prefere e engaja mais.
- Utilize o potencial do Stories do Instagram
O Instagram Stories é uma poderosa ferramenta para engajamento do seu público-alvo, a função chegou aos 300 milhões de usuários ativos diários e não para de crescer. Ele permite que você crie conteúdos através de fotos/vídeos que ficam disponíveis por 24 horas para seus seguidores. Um ponto positivo dele, é que o alcance orgânico (ou seja, o qual você não investe dinheiro) é muito alto, logo, você pode alcançar um número maior de pessoas e também saber exatamente quantas estão assistindo aos seus conteúdos. Nele também é possível fazer posts com frequência e em maior quantidade, sem ficar cansativo aos seguidores, basta ser criativo nos conteúdos que você vai entregar!
Conclusão
É inegável que o Instagram é um dos melhores canais para promover o seu negócio de fotografia. As oportunidades são enormes e você só precisa usá-las corretamente. Ao seguir as dicas você poderá aumentar o seu público-alvo, encontrar mais clientes potenciais e dar mais visibilidade ao seu trabalho. Mas claro, você pode contar também com outros canais digitais.
Espero te ver aplicando as dicas por lá!
Siga: https://www.instagram.com/rafaelferreirafotos/
Leia também: 5 dicas para alavancar seu negócio de fotografia no meio digital
Adorei as dicas, obrigado Rafael!!!!
Que bom que curtiu!!
No Facebook a resolução maxima para a foto é 2048. No Instagram também é?
Oi Sueldes!! Não, no instagram é 1080px. Abraço!!