Escolha uma Página

Manchas avermelhadas na pele são problemas enfrentados frequentemente pelos fotógrafos, como é o caso daqueles que fotografam e editam fotos Newborn. Felizmente, isso não precisa se tornar uma dor de cabeça, nem um processo longo e complicado pois podemos corrigir muito facilmente na pós-produção.

Confira, abaixo, dois exemplos de como remover manchas vermelhas da pele usando o Adobe Photoshop:

Passo a passo 1

Passo 1: duplique a camada, apertando CTRL + J no teclado (Command + J no Mac);

Passo 2: clique no ícone de ‘Nova camada’ (ao lado da lixeira), e crie uma nova camada, onde se pode trabalhar;

Passo 3: selecione a ferramenta pincel (tecla de atalho letra B) e segure a tecla Alt para transformá-lo automaticamente no conta gotas que permite que eu capture amostras de cor. Capture a cor com o tom de pele mais adequado e carregue para o pincel;

Passo 4: configure a opacidade do pincel para 100% e o fluxo para 10%, na barra de ferramentas. Na parte superior da paleta de camadas, você encontrará as opções de modos de mesclagem, que alteram a forma como a camada selecionada interage com as camadas abaixo, você pode selecionar o modo ‘Cor’ para esta correção, e em alguns casos o modo ‘Matiz’ também pode ser utilizado, você precisará experimentar com os dois para identificar qual o ideal para a sua foto.

Passo 5: Caso o ajuste fique muito intenso, e artificial, você poderá regular a intensidade ajustando a opacidade da camada, na paleta de camadas, ou outros ajustes de cor que você desejar.

Pronto, depois desta preparação (que é mais simples na prática, acredite), basta pintar sobre as áreas de pele para fazer uniformizar o tom de pele e eliminar as manchas vermelhas!

Veja o passo a passo em vídeo:

 

Passo a passo 2:

Passo 1: duplique a camada com o atalho CTRL + J no teclado (Command + J no Mac);

Passo 2: Com a camada duplicada selecionada, abra o menu Filtro > Filtro do Camera Raw (atalho CTRL + SHIFT + A); Se o seu Photoshop não possuir este filtro, você precisará atualizá-lo!

Passo 3: Com o filtro aberto, localize a aba ‘Ajustes HSL’, no painel da direita, selecione a opção ‘Matiz’, e ajuste o matiz do canal vermelho para reduzir a intensidade do avermelhado da pele.

Passo 4: Ainda no painel HSL, selecione a opção ‘Luminescência’ e ajuste a luminosidade do canal vermelho até que as manchas fiquem mais equilibradas com o tom de pele ideal.

Passo 5: Pressione Ok para aplicar os ajustes e retornar à área de trabalho padrão do Photoshop. Depois, adicione uma máscara na camada, clicando sobre terceiro ícone da paleta de camadas (retângulo com círculo no meio). Por padrão, a máscara será branca, e você deve, com a máscara selecionada, pressionar Ctrl + I (Cmd + I no Mac), para inverter a máscara branca para preto, ‘escondendo’ a camada.

Passo 6: Selecione o pincel (tecla de atalho letra B), defina a cor de primeiro plano para branco, configure a opacidade e o fluxo do pincel para 100%, e pinte sobre as áreas de pele! Caso o efeito fique muito intenso ou inadequado em alguma área, basta alterar a cor do pincel para preto, e pintar novamente sobre a máscara, para recuperar a cor original da pele, como foi o caso dos lábios, no vídeo a seguir:

Removendo manchas de um jeito simples!

Removendo manchas de um jeito simples!

Posted by Rafael Ferreira Fotografia on Tuesday, July 16, 2019

 

Incrível né? Em poucos minutos você pode fazer a correção dos tons de pele e ter como resultado uma colorização  profissional e super natural, que vai impressionar seu clientes e seguidores!
Você já conhecia essas técnicas? Qual delas você gosta mais de utilizar no seu trabalho? Me conta aqui nos comentários!

Conselhos extras sobre tratamento de pele:

1. Quando o assunto é retoque de pele, menos é mais! Evite alterações muito drásticas que possam descaracterizar o assunto principal.
2. Um dos maiores erros no tratamento de pele é o aspecto de porcelana ou boneco de cera, que se caracteriza pela falta de textura na pele. Evite este problema utilizando as técnicas corretas de tratamento!
3. Depois de conhecer as ferramentas e técnicas, e como aplicá-las, procure dedicar o seu tempo para praticar o máximo que puder, pois a prática é essencial para o desenvolvimento de qualquer habilidade, e com edição de imagens não é diferente!
4. Como qualquer outro trabalho, o retoque de pele exige dedicação e muita prática, mas após dominar as técnicas, você vai entender que o esforço valeu a pena e o resultado disso é um tratamento de pele altamente profissional e natural!
5. Continue estudando, praticando, praticando, praticando e experimentando as técnicas ensinadas aqui, para desenvolver o SEU próprio estilo ao longo do tempo! 

____ 

Você também pode gostar de:

Como remover manchas e ajustar tons de pele no Photoshop

Como colorizar suas fotos no Lightroom sem pegar na pele

Como deixar um tom de pele dourado

Como remover olheiras com um clique