Escolha uma Página

Hoje eu vou mostrar pra vocês como fazer a limpeza de fundo infinito em fotos de estúdio, utilizando uma das minhas ferramentas favoritas dentro do Adobe Photoshop: o pincel de mistura!

Se você nunca utilizou o pincel de mistura antes,  deve localizá-lo na barra de ferramentas, que é uma opção secundária ao pincel normal. Você pode selecionar o pincel de mistura clicando com o botão direito sobre o ícone de pincel, ou através da tecla de atalho B, e alternar entre as opções secundárias com o atalho Shift + B!

Depois vem uma parte muito importante: configurar o pincel corretamente , desativando a opção ‘Carregar o pincel após cada traçado’, ativando a opção ‘Limpar pincel a cada traçado’, e inserir o valor de 30% nas quatro opções seguintes, deixando a quinta opção desativada (suavização de traçado).

Pronto, agora você pode começar a fazer a correção, pintando suavemente sobre as áreas que deseja corrigir, com traçados curtos e circulares! Para acelerar o processo, você pode aplicar o desfoque de superfície no fundo, após duplicar a camada, utilizando um valor que seja suficiente para suavizar as pequenas manchas, mas que mantenha as arestas relativamente intactas. Caso alguma área fique borrada ou manchada, você poderá adicionar uma máscara e eliminar o problema pintando com o pincel normal na cor preta sobre a área que deseja ‘esconder’.

Dá uma olhada no passo a passo em vídeo:

Minha ferramenta favorita para limpar o fundo em fotos de estúdio!

Minha ferramenta favorita para limpar o fundo em fotos de estúdio com fundo infinito!

Posted by Rafael Ferreira Fotografia on Wednesday, August 29, 2018

Conselhos extra sobre limpeza de cena:

Exercícios como esse vão te ajudar a dominar ferramentas individuais e, ao mesmo tempo, desenvolver as habilidades criativas de resolução de problemas, necessárias para a edição de fotos. E além disso, essa prática também leva a melhoria da fotografia e composição, porque você começará a  fotografar já com o processo de tratamento em mente, o que ajudará muito na sua evolução!

Se você gostou desse conteúdo, aproveite para assistir também:

Aprenda a limpar a cena em segundos no Adobe Photoshop!