Escolha uma Página

A luz é o principal elemento da fotografia, e é composta por  diferentes propriedades, que estão diretamente associadas tanto à sua fonte, quanto aos objetos ou elementos sobre os quais incide, e consequentemente, reflete. A  intensidade, dureza ou suavidade, temperatura de cor são os componentes principais da luz, a partir de sua fonte.

Mas, nesse post, quero falar sobre a temperatura, que pode ser definida basicamente como quente ou fria. A luz quente, por exemplo, é vista nos tons de amarelo, laranja e vermelho. e está associada ao calor, e pode ser observada, por exemplo, ao pôr do sol, ou com lâmpadas incandescentes. Já a luz fria é predominantemente composta por tons de azul e ciano, e está associada à dias frios e nublados, à sombra ou após o por do sol.

Você pode optar tanto na captura, quanto na pós-produção a utilizar uma ou outra temperatura, ou ainda, misturar diferentes tipos de luz na mesma imagem…o que pode também produzir resultados muito interessantes!

NA CAPTURA

No ensaio que fiz da  @juliadseidl no estacionamento de um shopping, por exemplo, eu quis experimentar essa combinação e quero contar aqui como foi que eu cheguei no resultado a seguir:

Como vocês sabem, eu sempre levo nos meus ensaios a barrinha de LED YN360 (você encontra esse led no Aliexpress ou com o @lucaslapaphotopro), e quando eu vi aquelas luzes brancas do estacionamento, pensei em deixar elas mais fria e a modelo mais quente, com aquele tom dourado.

Então eu liguei o LED com uma cor bem laranja pra iluminar a modelo, a cor da luz ficou tão quente que eu tive que baixar o Kelvin da câmera pra 2500, e quando eu fiz isso, as luzes brancas do fundo ficaram totalmente azuladas.

Então resumindo: você precisa ter uma luz bem quente (amarelada) iluminando a pessoa e uma luz branca no fundo e usar entre 2500 até 3200 Kelvin de temperatura na câmera para que o fundo vai fique azulado.

Olha o vídeo do momento de uma das fotos:

 

NA EDIÇÃO

Agora, se você quer trazer um tom quente ou frio através da pós-produção para a sua fotografia, separei 2 tutoriais de Photoshop:

Aprenda a fazer tons quentes:

 

Aprenda a fazer tons frios:

View this post on Instagram

Como fazer tons frios com cor seletiva #bepro

A post shared by Rafael Ferreira (@rafaelferreirafotos) on




Gostaram? Na prática é mais fácil do que parece! Me conte aqui nos comentários se você vai tentar!