Você já parou pra pensar que aquilo que você faz antes de tratar a sua fotografia no Photoshop também influencia na sua pós-produção?
Trago aqui, 4 fatores que acho super importantes e que acredito que você pode levar em consideração no seu pré tratamento, além de algumas dicas!!
1. Maquiagem: seu objetivo para a fotografia é ressaltar a beleza de cada rosto, dando destaque para partes mais marcantes da face como os olhos, boca, nariz e contornos do rosto, além de suavizar distrações como manchas e espinhas.
Dica: maquiagem para ensaios é diferente de maquiagem para festas. Escolha e indique um profissional para seus clientes que tenha experiência na área da fotografia!
2. Iluminação: assim como a maquiagem, você deve ter em mente que a iluminação deve ter o objetivo de suavizar os detalhes desagradáveis da pele e ressaltar os belos traços das pessoas que você está fotografando, buscando o equilíbrio entre volume e textura da pele.
Dica: Procure utilizar luz natural ou luz suave, sempre acima da altura dos olhos do fotografado (por ex.: jamais utilize luz de baixo pra cima, pois ressalta olheiras e cria aquele efeito filme de terror e ninguém quer os fotografados com cara de vampiro, né? ???? A não ser que este seja o tema do ensaio hehe).
Assim como qualquer outra técnica, iluminação requer estudo e muito treino, por isso, faça testes de luz em seus horários livres, imagine as fontes de luz que compõe a cena e o efeito que elas causam, isso vai potencializar ainda mais o seu entendimento sobre a iluminação e seus efeitos subjetivos!
3. Direção: lembre-se que além fotógrafo(a) você é diretor(a)! Direcione o/a modelo ou casal, ou família (…) de maneira que as pessoas estejam confortáveis e confiantes e as direcione de forma a não criar efeitos indesejáveis na pele! Como, por exemplo, quando se fotografa uma pessoa de costas, olhando para trás, podem aparecem rugas no pescoço, que não são características da pessoa, e sim, causadas pelo mau posicionamento do corpo.
Dica: Certifique-se que sua modelo está confortável na pose, caso contrário, este desconforto será expressado no rosto e isso reduz muito o apelo estético da foto!
4. Temperatura: “Que? A temperatura influencia na pele?” Sim! Tanto a temperatura do ambiente, quanto a temperatura de cor, influenciam no aspecto geral da pele. Temperaturas amenas (nem muito quente, nem muito frio), ajudam a controlar o suor (que pode borrar a maquiagem, marcar a roupa, etc) e também a vasoconstrição (quando está muito frio, os vasos sanguíneos se contraem e a circulação fica alterada, trazendo à cor da pele uma variação de cores indesejada).
Dica: Procure utilizar luzes mais quentes, pois elas proporcionam um tom de pele mais homogêneo.
E aí, curtiu as dicas? Leve sempre em consideração esses itens e principalmente faça o exercício de pensar na pós-produção e no tratamento de pele a ser realizado na hora de fotografar!
Depois que você começar, será um caminho sem volta! Algo que você vai fazer pro resto da vida, mas que é muito enriquecedor e, até mesmo, decisivo na hora de realizar um tratamento de pele no Photoshop!
Leia também:
Tratamento de pele no Photoshop: 5 erros que você pode estar cometendo!
Como remover manchas e ajustar tons de pele no Photoshop