Escolha uma Página

É dia de estreia! Esse é o primeiro ensaio completo que posto aqui no blog e nada mais justo do que abrir com essa sessão de fotos incrível que fiz junto com a Tai Artmann aqui em Santa Maria/RS, na semana passada, em um campo de girassóis

Quero mostrar pra vocês um pouco desse ensaio com a Alice Siqueira, além de trazer algumas dicas práticas sobre esse ensaio externo!

O cenário foi esse campo de girassóis incrível que encontramos aqui perto de Santa Maria! Pra quem quer ir atrás de uma plantação de girassóis, tem que ficar ligado nas seguintes temporadas: a da primavera, a partir de setembro e a de verão, entre dezembro e fevereiro, épocas da flor.

O horário do nosso ensaio foi entre 19h15 às 20h30! Fiz uma live no meu Instagram durante as fotos, então se você quer acompanhar os próximos, segue lá também: https://www.instagram.com/rafaelferreirafotos/ 
Com o horário de verão, aqui no Rio Grande do Sul, temos tardes mais longas e com luz disponível por mais tempo para aproveitar! Nesse dia, o tempo estava estável e no momento do ensaio o céu nublado, o que foi muito bom para a iluminação das fotos.

Olha só o resultado:

1. Céu Nublado: Usamos apenas luz natural durante todo o ensaio. Com o céu nublado, a luz fica suave e bem difusa, trazendo sombras leves e uma uniformidade para todas as fotos.

2. Bastão de Fumaça: Em alguns momentos, usamos um bastão de fumaça para trazer aquele efeito bacana. Basta acender, colocar próximo da modelo ou até mesmo deixar ela segurar (é super seguro) e aguardar a fumaça sair. Compramos esse bastão numa casa de festas aqui da cidade.

3. Objetos na frente da lente: Essa é clássica e eu uso em quase todos os ensaios. Quando estiver fotografando, procure por algo que tenha uma cor interessante e combine com outros elementos da cena e coloque perto da lente para que ele fique desfocado e se transforme em um “haze”. Nesse ensaio peguei uma folha amarela de girassol e aproximei da lente pelos lados. O resultado você pode ver na penúltima foto.

4. Abertura Grande + Velocidade Alta: Para conseguir esse belo desfoque, eu sempre uso a abertura máxima da lente, ou próximo dela. Por isso lentes como a 50mm f/1.8 e 85mm f/1.8 são as queridinhas da maioria dos fotógrafos. Além disso, é importante usar a velocidade mais alta que o normal, primeiro por uma questão de exposição (já que a lente bem aberta vai deixar entrar bastante luz) e segundo para garantir uma imagem bem congelada. Nesse ensaio usei entre 1/250 e 1/1000s.

5. Padrão de Edição: É importante manter um padrão na edição de várias fotos em um mesmo ensaio. Isso vai permitir que você consiga criar uma identidade para o seu trabalho e também agiliza todo o workflow, já que você pode sincronizar as configurações no Lightroom, e copiar as camadas de ajustes no Photoshop.

E aí, curtiu?
Deixa o teu comentário!
Até o próximo ensaio! 😉

Ficha técnica:
Câmera: Canon 6D
Lentes: 135mm f/2 e 85mm
Modelo: Alice Siqueira
Maquiagem: Karina Silveira
Tratamento no Lightroom e Photoshop