Escolha uma Página

Como já falamos por aqui recentemente, o tratamento de pele é um grande desafio para muitos fotógrafos, pois além de existirem várias técnicas e ferramentas para fazê-lo, todas elas necessitam de um trabalho manual que requer bastante prática. Por isso, no meio desse processo, podem acontecer vários erros que comprometem todo o trabalho de pós-produção.

Para garantir que o Tratamento de pele das suas fotografias no Photoshop não seja um desastre, separei 5 ERROS comuns, que você deve eliminar e também trouxe dicas do que fazer para evitá-los!

1. Exagero: a pele fica com aspecto de “porcelana”
Sabe aquelas fotos que você vê por aí em que a pele fica completamente lisa como se fosse um desenho? Esse é um dos erros mais comuns no tratamento de pele, você começa a retocar e não sabe quando parar ou quando já é o suficiente. Para que isso não aconteça na hora da edição, procure manter sempre a camada original sob as camadas de retoque e ajustes, e assim, compare a original com a soma dos ajustes que você fez, e verifiquese não descaracterizou a pessoa na foto. Faça isso com bastante frequência para manter a referência da pele natural.
Dica: Descanse os olhos antes de finalizar as fotos. Vista cansada = falta de atenção aos detalhes

2. Você nunca fica satisfeito
Esta é uma questão que tem uma parte positiva e outra negativa. A negativa está relacionada com a falta de objetividade no tratamento (você não sabe onde quer ‘chegar’ com a foto, e acaba fazendo qualquer coisa, ou seguindo qualquer caminho), o que certamente vai te deixar insatisfeito com os resultados. A solução é ter um processo definido de edição de tratamento de imagens (eu ensino o meu passo-a-passo de um Retouch PRO no Curso o Guia Completo do Tratamento de Pele), além de buscar referências, e estudar muito sobre todas as partes da fotografia que vão culminar no resultado final que você deseja. A parte boa de nunca ficar satisfeito é a energia para buscar MELHORAR SEMPRE.
Dica: Entenda que menos é mais e você não precisa provar que domina todas as ferramentas do Photoshop. Utilize apenas o que é necessário, na intensidade ideal.

3. Falta de textura
Esse erro pode ser consequência do exagero ou uso de técnica inadequada. A grande maioria das técnicas ensinadas na internet sobre como retocar a pele não se preocupam em preservar a textura da mesma, que é justamente o que mantém a naturalidade e caraterísticas da pele. Portanto, evite trabalhar diretamente com o carimbo ou pincel na pele, e também pegue leve se for utilizar filtros automáticos como o Imagenomic Portraiture.
Dica: Utilize uma combinação de técnicas que preservem a textura de pele como a Separação de Frequências, Dodge and Burn ou High Pass.

4. Você acaba manchando a pele na hora do retoque
Esse erro acontece por dois motivos: falta de prática e falta de referências. Seu objetivo é corrigir um problema, mas você acaba criando outro pior. Aqui o segredo é desenvolver o olhar para entender o que deve e o que não deve ser alterado do rosto de uma pessoa, mantendo a fisionomia (volumes do rosto, contornos, etc) intacta.
Dica: De minuto em minuto, compare a sua edição com a pele original, com um zoom bem afastado, para ver se os traços do rosto não foram alterados ou o volume removido. Caso isso tenha acontecido, use a borracha ou uma máscara para voltar aos poucos e refaça o retoque naquela área.

5. Balanço de branco e exposição inadequados
Tons de pele são compostos por variações de laranja, amarelo, vermelho e magenta, com as variações de luminosidade que são únicas de cada pessoa e devem ser tratados com atenção.  Procure sempre priorizar os tons de pele na hora de revelar o raw, pois os outros elementos da foto serão sempre secundários (estes podem ter variações de cor sem gerar estranhamento).
Dica: Na hora de fotografar, evite invasões de cor geradas por reflexos verdes (ao fotografar perto de paredes, por exemplo), porque eles podem dificultar a colorização da pele na pós-produção.

Se você ainda não baixou meu E-book Gratuito: Tratamento de Pele: As Melhores Técnicas e Ferramentas, CLIQUE AQUI para garantir o seu!

Como falei no e-book, o tratamento de pele na fotografia não é um trabalho simples e é ainda para muitos, um dos maiores desafios na pós-produção de fotografias. Mas, pra você que me acompanha, ele não vai mais ser um problema, porque quero te ajudar a alcançar um tratamento de pele PROFISSIONAL nas suas fotografias, sem mistérios!

Conto contigo! 😉