Escolha uma Página

Recentemente, postei o seguinte antes/depois no Instagram:

View this post on Instagram

Antes e depois! ❤️ #bepro

A post shared by Rafael Ferreira (@rafaelferreirafotos) on

E surgiram várias perguntas e comentários, dentre eles, o seguinte: “Rafa, por que você fotografou tão escuro?”. Então, resolvi explicar aqui esse assunto que considero muito importante e que todo fotógrafo profissional deveria saber.

Então vamos lá:

Na fotografia, existe um termo chamado “Alcance Dinâmico”, que basicamente é a faixa de luminosidade que uma imagem possui, indo da parte mais escura à mais clara.
O “Alcance Dinâmico” varia de acordo com a luz, a fotometria e o equipamento que você está usando.

Agora, quando você fotografa no formato RAW, é possível, através da pós-produção, extrair mais detalhes e informações de áreas muito claras ou muitos escuras, aumentando assim o Alcance Dinâmico da sua foto.

Sempre foi dito que o RAW das câmeras digitais DSLR possuiam até 3 pontos de Alcance Dinâmico, mas hoje, em câmeras mais modernas, esse número é ainda maior e até o JPEG permite uma certa extração de detalhes.

Mas então, por que fotografar mais escuro para clarear depois?

A resposta é simples: porque a margem para aumentar a exposição de uma imagem e recuperar informações de sombras e pretos é muito maior do que a margem para diminuir a exposição e recuperar informação de realces e brancos.

Resumindo: É mais fácil clarear áreas escuras do que escurecer áreas estouradas. Por esse motivo, é muito importante priorizar as altas luzes para que elas não estourem, mesmo que isso signifique capturar uma imagem que pareça uma pouco escura demais.

E é exatamente o que fiz nesse caso da foto acima.

Claro que você vai precisar conhecer bem o seu equipamento e as ferramentas de edição, além de praticar muito. Pois, além disso, você ainda vai ter que lidar com o ruído, que deve ser controlado.

Entendo que para alguns fotógrafos isso pode soar estranho ou até errado, mas isso acontece porque na fotografia analógica era exatamente o contrário (negativo, lembra?), onde o ideal era fotografar mais claro pra depois escurecer.

Fotografia hoje não é apenas saber regras de composição e fotometria, para ser um fotógrafo de sucesso você precisa buscar conhecer todos os recursos que vão te ajudar a chegar nos melhores resultados!

Leia também: 4 dicas de captura para facilitar o tratamento de pele no Photoshop!