Escolha uma Página

Se você é da área da fotografia, com certeza já ouviu essa palavra: “preset”, ele é uma pré-definição de uma edição que já foi feita e que pode ser usada em outras fotos.

Uma ferramenta incrível que ajuda a acelerar muito o fluxo de trabalho, eu mesmo uso bastante no meu trabalho de edição! Mas, você deve tomar cuidado para não ficar refém da sua facilidade.

Definitivamente eu não recomendo que você use os presets como a solução completa para a sua edição, e é sobre isso que vamos falar hoje.

Alcançar uma pós-produção profissional para suas fotos envolve um método de edição que vai desde teorias fundamentais de imagem até a prática dos softwares mais usados no mercado do mundo inteiro, o Adobe Lightroom CC e o Adobe Photoshop CC.
Só aplicar um preset ou começar a testar as ferramentas nas suas fotos sem rumo vai te tomar muito tempo e não vai te ajudar a estabelecer uma identidade.
Gosto sempre de lembrar que você precisa entender a teoria e como as ferramentas e técnicas funcionam, pois esse entendimento é a base para profissionalizar a pós-produção da sua fotografia. A propósito, eu ensino toda essa base e o fluxo de trabalho que desenvolvi, no meu curso completo.

Agora me conte nos comentários se isso já aconteceu com você alguma vez: você comprou um preset ou a ação de um outro fotógrafo na internet, tentou aplicar nas suas fotos e ele não funcionou (no sentido de que ao invés de melhorar a sua foto, ele prejudicou a cor, a luz, ou a pele, por exemplo) e aí como você não soube como ele foi feito, você não sabe como ajustá-lo e adaptá-lo para sua fotografia. Você pode até já ter se sentido enganado por isso.

Quero deixar claro, que não sou contra eles, eles podem sim ser úteis e trazer vários benefícios, como:

  • ser ponto de partida da sua edição
  • aprimorar o processo de revelação básica no Lightroom
  • ajudar a acelerar o seu fluxo

Mas, eles não devem ser a solução completa para sua pós-produção. Você pode comprar presets sem problema nenhum, mas, é importante que você não dependa apenas deles e entenda como eles são feitos, assim, você pode até mesmo criar os seus presets exclusivos!

Aprendendo a usar presets

Minha dica é que ao utilizar um preset, você faça uma análise para identificar o que está ruim, quais pontos o preset está prejudicando a edição ao invés de melhorá-la.
Aprenda também a personalizá-los, em que sentido? Toda vez que você for aplicar um preset, você precisa ajustar pelo menos 3 coisas no Adobe Lightroom:

  1. Temperatura
  2. Exposição
  3. Filtros radiais

Assista o vídeo e aprenda como configurar:

Preset nunca vai ficar perfeito

Ajuste pelo menos essas 3 coisas…

Posted by Rafael Ferreira Fotografia on Tuesday, November 6, 2018

Curtiu? Viu como em poucos passos você consegue torná-lo útil?

Assista também:

Edições em lote – Crie seus presets!